YOUNIQUE BRASIL MENTORIA
  • RETIRO YBR 2025
  • O que é
  • Como é
  • Quem Pode Fazer
  • QUERO FAZER
  • Opiniões
  • Reflexões
  • Acesso aos Testes
/reflexoessoniagrestementoria.html

5 etapas para restauração frente ao luto

17/5/2022

0 Comentários

 
*Dr. Caroline Leaf
Imagem
Photo by Eric Ward on Unsplash
O luto é inevitável na vida e é algo que nunca “superamos”. O tempo não faz tudo ir embora; apenas nos tornamos melhores em administrar nossa dor. No entanto, há esperança; podemos administrar melhor a tristeza e alcançar um nível de cura que a torna tolerável.

Precisamos reconhecer que o luto não se limita apenas à morte. Pode estar relacionado à perda de qualquer coisa - um animal de estimação, um momento da sua vida, um amigo e assim por diante. O luto também não segue necessariamente um padrão distinto de estágios, como muitas vezes nos dizem. Pode ser imprevisível e difícil de lidar, afetando nossa capacidade de realizar até mesmo as tarefas mais básicas.

Com base em minha pesquisa e tempo na prática privada, notei que o luto tende a alternar entre negação, raiva, culpa, barganha, tristeza e aceitação (entre outras emoções). Podemos experimentar um ou mais desses sentimentos ao mesmo tempo, o que pode dificultar o equilíbrio entre nossa vida pessoal e profissional.
Quando se trata da perda de alguém de quem você gosta, isso pode ser especialmente desafiador. Em um relacionamento, você literalmente conecta a outra pessoa ao seu cérebro – cada encontro adiciona mais a essa rede neural.
Quando você perde essa pessoa, a mente deve se ajustar e se adaptar; o cérebro literalmente deve passar por um processo de religação. Embora a recuperação de qualquer tipo de perda leve tempo e o processo seja diferente para todos, são necessários ciclos de 63 dias para alcançar qualquer tipo de reajuste no padrão de energia da mente e na religação, o que pode afetar como você funciona no dia-a-dia. 

Seja você quem está sofrendo de luto e tentando administrar a vida, ou se você tem alguém em sua vida que está sofrendo de luto, fornecer o espaço para abraçar, processar e ressignificar a perda é incrivelmente importante.
​

Para fazer isso, recomendo fazer um Neuro Ciclo, o processo científico de gerenciamento da mente que desenvolvi e pesquisei nas últimas três décadas.  Estes 5 passos podem ajudar você ou um ente querido a lidar com a dor do luto e seguir em frente, encontrando uma maneira de gerenciar e lidar com a dor no momento e no futuro:
RECONHEÇA
Agora, você provavelmente está se sentindo sobrecarregado de tristeza. Eu só quero que você se sente com isso e se permita ficar triste.
Permita-se chorar.
Permita-se gritar.
Permita que as emoções passem por você.
O que você está sentindo fisicamente? Onde você está sentindo isso em seu corpo? Apenas tome nota de suas emoções e permita-as por mais alguns momentos.

Respire tranquilamente, depois, prestando atenção na sua inspiração e expiração. 
REFLITA
Reflita sobre sua dor e perda. Concentre-se na pessoa, lugar ou coisa que foi perdida. Reconheça a dor; dê a si mesmo permissão para fazê-lo. Faça a si mesmo perguntas como;
Por que você está triste com essa perda?
Se você tentou suprimir sua dor, por quê?
Como você se sentiu quando tentou evitar a dor?
Como você se sente agora que está abraçando a dor?
O que você diria a alguém passando por essa perda em vez de você?
Como você lidou com a perda, a dor e a tristeza no passado?
​

Agora, por alguns momentos, tente equilibrar isso lembrando os bons tempos.
ESCREVA
Nesta etapa, anote as respostas às suas reflexões em um diário, em papel ou em seu telefone ou dispositivo. Isso o ajudará a organizar seus pensamentos e emoções e a processar sua dor.
REVISE
Agora, passe alguns momentos apenas revisando e refletindo novamente sobre o que você respondeu e anotou.
Como você está se sentindo agora enquanto processa e abraça a tristeza e a dor?
Você se sente mais triste?
Você se sente culpado por se sentir triste? Por quê?
Você tem vergonha da sua tristeza? Por quê?
Você pode se dar permissão para sofrer?
Você pode dar a si mesmo o tempo necessário e o processo necessário para sofrer?
FAÇA
Faça um ou todos os procedimentos a seguir:
  1. Vá falar com alguém sobre seus sentimentos e o que você escreveu. Deixe essa pessoa saber que você é vulnerável e só precisa de alguém para ouvir. Não tente ir sozinho! Não há vergonha na tristeza, na perda ou na dor. Você pode conversar com um confidente próximo, um terapeuta ou encontrar um grupo de apoio perto de você.​
  2. Construa mais diversão em seu dia para ajudar a trazer um pouco de alegria de volta à sua vida. Talvez tome um longo banho de espuma quente, asse sua sobremesa favorita ou assista ao seu filme feliz favorito. Permita-se se divertir e ser feliz. Pode parecer antinatural no começo, como se você estivesse traindo a perda, mas isso não é verdade – seu ente querido vai querer que você encontre a alegria novamente. Seu cérebro precisa disso. Você precisa disso!
  3. Seja paciente consigo mesmo durante este processo de cura. Não compare sua jornada de processamento e linha do tempo com a de outra pessoa.
  4. Seja gentil consigo mesmo. Tire sonecas, coma de forma saudável, faça caminhadas, tome sol, faça algum exercício. Faça o que você precisa fazer para encontrar um pouco de paz.
  5. Pense em ciclos, não em linhas. Se você chegar a um ponto em que está se sentindo bem apenas para se sentir mal novamente, não é um sinal de que você teve uma recaída ou piorou. É assim que o luto funciona e, na verdade, é um sinal de movimento para frente. O luto é uma série de loops. Você pode voltar para onde estava há algum tempo e ainda seguir em frente! ​
  6. Lembre-se de que não será assim para sempre. Não há como superar a perda de um ente querido, mas você pode encontrar maneiras de incorporar a perda em sua vida à medida que avança. O luto é uma resposta natural para amar alguém. Embora todos nós tenhamos experiências passadas que podem influenciar a forma como nos vemos, o luto oferece uma oportunidade para refletirmos sobre o que é mais importante para nós.
Imagem
​A Dra. Caroline Leaf é patologista da comunicação e neurocientista cognitiva com mestrado e doutorado em Patologia da Comunicação e licenciatura em Logopedia, especializada em neuropsicologia cognitiva e metacognitiva.
0 Comentários



Deixe uma resposta.

    Arquivos

    Janeiro 2023
    Maio 2022
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Abril 2021
    Março 2021
    Fevereiro 2021
    Dezembro 2020
    Novembro 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Maio 2019

Contato e mais informações


Horário

Seg a Sex:
8h às 18h

Local

Paulínia (SP)

Email

[email protected]
  • RETIRO YBR 2025
  • O que é
  • Como é
  • Quem Pode Fazer
  • QUERO FAZER
  • Opiniões
  • Reflexões
  • Acesso aos Testes