YOUNIQUE BRASIL MENTORIA
  • O que é
  • Como é
  • Quem Pode Fazer
  • QUERO FAZER
  • Opiniões
  • Reflexões
  • Acesso aos Testes

As Fendas da Alma

30/3/2021

1 Comentário

 
por Carol Ojeda*
Picture
Photo by Becca Lavin

​​Quando falamos da importância do processo de autoconhecimento para a descoberta de nossa Identidade e Vocação em Cristo, fazemos uso de várias ferramentas que nos levam para o mais profundo do nosso ser, e passamos a ter consciência de quem somos, para o que fomos criados, e como ativaremos o  Projeto Original, como eu gosto de chamar.

Faz parte desse Inventário descobrir as Fendas da Alma, que geram vazamentos de emoções, pensamentos, ações e tendem a nos afastar da jornada rumo à imagem de Cristo em nós.

Ao olharmos para a Bíblia, vemos que tanto o povo de Israel quanto a Igreja de Cristo se depararam com essas fendas, usadas pelo inimigo para nos aprisionar e nos fazer acreditar que somos derrotados e fracos. O próprio Senhor Jesus foi tentado a abrir essas fendas dentro de si e desviar-se dos propósitos de Deus. 
As fendas na alma humana são usadas pelo inimigo de Cristo para nos tornar prisioneiros, derrotados e enfraquecidos. 
​O Evangelho de Lucas nos conta sobre o momento em que Cristo, depois de ser batizado e antes de iniciar seu ministério,  foi levado pelo Espírito Santo a passar pelo deserto e por tentações. Ele precisava experimentar tudo aquilo que acomete e desestrutura a mente e o coração do ser humano. 
 
O inimigo começa levantando dúvidas acerca da identidade de Jesus, declarada em alta voz pelo próprio Deus :  Filho amado, em quem ele, o Pai, se alegra. A partir disso, vemos o inimigo de Deus (conhecido como Acusador) buscando provocar o surgimento e a eventual ruptura de fendas da alma em Jesus.

Com a primeira tentação, ele tenta abrir a fenda do Apetite, desafiando Jesus a  ser o próprio provedor das suas necessidades. Essa fenda é atiçada  pelo sentimento de medo e ameaça de passarmos privações, como se não pudéssemos contar com o nosso Deus que é Pai zeloso e atento, capaz  de cuidar de cada um de nós.
 
Na segunda tentação, o acusador tenta abrir a fenda da Ambição na alma de Jesus, desafiando-o a usar atalhos (que lhe traziam vantagem) para obter poder e autoridade. Essa fenda é atiçada em nós pelo sentimento de culpa por nunca fazermos o suficiente para nos tornarmos os vitoriosos e mais destacados dentre todos, e assim recebermos atenção e admiração das pessoas.   Ao fazermos uso de pequenos atalhos para levar vantagem, vamos abrindo cada vez mais essa fenda e nos escravizando a ídolos culturais. Por isso, Jesus repreende o acusador dizendo que somente Deus é digno de adoração, e o plano dele (mesmo que implique em cruz) é o melhor. 
 
Chegamos à terceira tentação, que tenta abrir a fenda da Aprovação na alma do Senhor Jesus. Essa fenda é despertada  pelo sentimento de vergonha e a busca por ser aceito a qualquer custo, abrindo mão dos princípios e do plano perfeito de Deus para nós. Jesus chama isso de “colocar Deus à prova" (não esperando por Ele e não confiando em Sua Palavra)
 
Com essa afirmação, encerra-se o período de Jesus no deserto. Lucas 4:14 mostra que “Jesus, cheio do poder do Espírito, voltou para a Galiléia.”, dando início ao seu ministério, ou seja, além de experimentar as tentações e não abrir tais fendas, ele venceu cada uma delas na cruz!

Imagem
* Carol Ojeda participou do programa de Mentoria Younique Brasil numas das primeiras turmas, e está em processo de certificação para se tornar Mentora do Programa. Meticulosa, carinhosa, asseguradora, apoiadora leal, uma amiga para toda a vida!

1 Comentário

Eneagrama

20/3/2021

0 Comentários

 
Texto de Cíntia Levy*
Imagem
O programa de Mentoria Younique, dentro de seu objetivo maior de equipar cristãos para causarem um impacto no Reino, primeiramente propicia aos seus participantes uma viagem para dentro de si mesmos. Isso acontece através de várias etapas e ferramentas e uma delas é o teste de personalidade conhecido como ENEAGRAMA. Logo, duas perguntas costumam surgir:

​O que é o eneagrama?

​Resumidamente, o eneagrama, é um mapa que nos direciona aos vários tipos de personalidade e comportamentos, a fim de delineá-los para nos trazer auto-consciência. É um instrumento capaz de mostrar nossas virtudes, clarificar nossas fraquezas e nos guiar na jornada de desenvolvimento e crescimento como um ser humano melhor.

Por que descobrir, estruturar e trabalhar traços da minha personalidade é essencial neste processo?

Em nossos primeiros anos de idade, as pessoas e o ambiente que nos circundam fazem-nos construir esquemas de pensamentos, comportamentos e sentimentos que acabam por formar quem somos, como vemos o mundo e reagimos as circunstâncias ao nosso redor. Conforme tomamos consciência e perdemos a “inocência”, nosso ego/personalidade é formado. Só que o ego constrói uma realidade holográfica que é diferente da verdade, mas é nela que acreditamos e que define nossos comportamentos. Nossa personalidade nos defende e nos protege e, ao mesmo tempo, gera sofrimento pelo distanciamento do nosso verdadeiro eu.

Alguns comportamentos acionados por motivações até então inconscientes, podem nos manter anestesiados e imersos na escuridão, distantes de viver a vida plena que Cristo conquistou para nós. Por isso, acredito eu, muitos cristãos vivem com uma sensação de girar em círculos. Não estamos acostumados a olhar de fora para dentro a fim de perceber nossos vícios emocionais e estratégias de sobrevivência. O eneagrama nos ajuda neste processo.

Um exemplo claro disso: certo dia, deparei-me aconselhando uma amiga da igreja, que conheço ha muitos anos, sobre os mesmos problemas ja conversados inúmeras vezes. As mesmas reclamações e descontentamentos sobre seu casamento, trabalho e filhos. Não havia mais o que falar, a não ser repetir os mesmos conselhos que, teimosamente, ela parecia não ser capaz de colocar em prática. Havia uma completa cegueira quanto ao seu comportamento e reação diante das diversas situações que traziam tanto desconforto.

Incomodada, passei a questionar interiormente, por que a vida plena prometida por Jesus para aqueles que o seguem, parece não se cumprir na vida de tantas pessoas que insistem em patinar sem sair do lugar. Conclui que essa busca externa por abundância é apenas uma distração em meio a ajustes internos que são prioritários, mas que, muitas vezes, são negligenciados. Muitos de nós permanecemos aprisionados em nossos labirintos “egóicos”.

Em seu livro “A dimensão Espiritual do Eneagrama”, Sandra Maitre conclui: "Cumprir a obra espiritual sem trabalhar a personalidade é um processo incompleto pois certas questões profundas ficam sem resolução e aí a espiritualidade não chega a ser plenamente integrada." A questão é que elevar intensamente a consciência pode ser uma experiência que traz alivio, por vermos revelado o que estava oculto, contudo, podemos também sentirmo-nos profundamente abalados.

Dessa forma, assimilar esta auto descoberta no ambiente seguro da mentoria Younique, testemunhando a obra de Deus na vida de outras pessoas tão indignas e imperfeitas quanto você, é uma experiencia transformadora.
Imagem

​Cintia Levy é uma facilitadora contagiante, cheia de energia, curiosidade, conhecimento e determinação. Criadora do método de conscientização e estruturação corporal FLEXLIFE (@cintiaflexlife) Atua em muitas frentes, todas elas visando desenvolver e promover crescimento e bem-estar aos outros. É uma das novas mentoras em certificação no programa YOUNIQUE BRASIL  

0 Comentários

Valor e Vitalidade

6/3/2021

0 Comentários

 
Texto de Inaiá Barbosa*
Imagem
Foto de Robert Collins
Por muito tempo as pessoas nasciam nas famílias que já ditavam suas profissões e ocupações ao longo da vida. Assim, os filhos sempre herdavam as profissões de seus pais e uma dinastia se formava ao longo da história. Embora não fosse obrigatório, era quase uma sociedade de castas. Os filhos de agricultores eram sempre agricultores. Os filhos de carpinteiros eram sempre carpinteiros (por isso Jesus, filho adotivo de José, era conhecido como o carpinteiro).
curiosidade: é daí que vêm muitos sobrenomes
Os Pereiras trabalhavam com peras. Os Ferreiras trabalhavam com ferro. Os Oliveiras com os produtos das oliveiras. E estas tradições seguiram geração após geração.

Vindo a revolução industrial, muitas mudanças aconteceram e, em um dado momento da história, os filhos (alguns até incentivados pelos próprios pais) passaram a escolher novas profissões e ocupações, visando um futuro melhor e mais gratificante para o indivíduo (não mais para a família).

A partir de então as coisas começaram a mudar. A verdade é que, com o passar do tempo, as pessoas, agora com privilégio de escrever uma nova história e aproveitar a liberdade de escolha, não fizeram uso disso tão bem assim… P
assaram a buscar prioritariamente o dinheiro, o sucesso... (o que me lembra Eclesiastes, nos alertando sobre o correr atrás do vento, e embora pareça que um assunto não tem nada a ver com o outro, eles fazem muito sentido e estão intimamente ligados.)

Geração após geração, vivemos vários reveses na história e aqui estamos em 2021. E as pessoas ainda não conseguem se conhecer o suficiente e escolher para si caminhos em que vitalidade e valor são levados em consideração. 
Se você não tem um sonho que te torne dependente de Deus, você precisa de um sonho maior! (Dave Ferguson)
No programa Mentoria Younique Brasil fazemos uma análise sobre nós, nossa vida, e nossos gostos, e ponderamos de maneira muito interessante sobre valor e vitalidade. A jornada para descobrir meu propósito de vida está intimamente ligada ao meu senso de valor para a sociedade. A vida é muito mais do que simplesmente sobreviver. Nós precisamos viver de maneira que nossa vida seja muito mais do trabalhar que pagar contas, procriar e morrer. Nós temos um legado a deixar. Nós temos que viver por algo maior, para algo maior, por isso encontrar seu propósito é muito mais importante.
Um homem sem propósito é como um navio sem leme. (Thomas Carlyle)
Somente quando nós compreendermos nosso propósito é que nós poderemos finalmente expressar nossa contribuição máxima através do serviço humanitário, deixar um legado e marcar nossa geração. 

Isso só acontece com valor e vitalidade altos. Valor é o quanto meu trabalho ou ação significa para mim e para as pessoas sob minha influência (espiritual,  social e financeiramente falando). Vitalidade é o nível de energia e satisfação que a experiência me traz, isto é, o quanto esta atividade me energiza. 

Se você identificou que precisa se mover em direção a algo que lhe traga vitalidade e ao mesmo tempo produza algo de bom para a sociedade, não perca tempo! 
A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las. (Agostinho de Hipona)
Imagem


Inaiá Barbosa Serva de Deus, esposa do Thimoteo, mãe do Habacuque, do Miquéias e da Hadassa. Tem o chamado para o Desenvolvimento Frutífero, e está se certificando como nova mentora do Programa YOUNIQUE BRASIL. 

0 Comentários

    Arquivos

    Janeiro 2023
    Maio 2022
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Abril 2021
    Março 2021
    Fevereiro 2021
    Dezembro 2020
    Novembro 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Maio 2019

Contato e mais informações


Horário

Seg a Sex:
8h às 18h

Local

Paulínia (SP)

Email

[email protected]
  • O que é
  • Como é
  • Quem Pode Fazer
  • QUERO FAZER
  • Opiniões
  • Reflexões
  • Acesso aos Testes